sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Quando a carga fica pesada demais...

Quando a profissão exercida envolve o lidar com pessoas, as quais não são do convívio interno (clientes, pacientes, munícipes), enfim, pessoas que vão ali por um pouco de tempo, você encontra pessoas de todos os tipos, na maioria carentes de atenção, carinho, mesmo que ouvindo o que elas tem a dizer. Para tal, você precisa estar bem, ter o que oferecer aos outros.


Problemas afetam a todos e todos, mais cedo ou mais tarde, precisam resolver os problemas.


No meu caso, muitos dos problemas que me vieram, envolveram pessoas e, mesmo tentando resolver e muitas vezes conseguindo, ficava no coração a lembrança do que a pessoa fez… aí com o passar do tempo surgem outros problemas, alguns relacionados a este que envolveu pessoas, então fica aquela feridinha “incomodante” dolorida e no outro dia surge um problema que te abala, outro dia, outro, vai acumulando e num momento, sem mais, nem menos, você desaba.


Assim aconteceu comigo. Coisas lá de trás foram sendo armazenadas no meu coração e uma pilha de problemas caíram sobre mim logo depois e caí em prantos em um lugar onde eu não deveria, acabei sendo levada para um lugar mais privativo, onde fui questionada sobre a razão do meu choro e achei que, vendo na pessoa alguém madura, que inspirava confiança, falei parte deste acúmulo de problemas e esta acabou compartilhando com um parente, que não tem tanta discrição assim e já foi me criticando pra outrem e espalhando meu problema. Fiquei sabendo disso hoje e isso me deixou decepcionada mais uma vez.


Vi que estão faltando coisas a serem feitas em minha vida. Mudanças nos meus hábitos alimentares, como a inclusão de frutas e vegetais, voltar a tomar minhas vitaminas, quem sabe procurar ajuda psicológica…


É que há momentos em que o peso fica impossível de carregarmos sozinhos e na busca por não desistir de lutar pelos objetivos, de viver. Na carência por se abrir, desabafar, o duro é confiar em pessoas que em muitas vezes, não merecem a sua confiança e talvez não queiram realmente ajudar você, mas acumulam informações, pontos fracos, para em algum momento, prejudicarem você da forma mais triste e você nem tem como reagir, porque se abriu pra quem não devia.


Confiar em todos é algo que ainda tenho feito e me arrependido amargamente, aprendendo que preciso, posso confiar em quem me ama de fato, quem deseja o meu bem, ainda que só o marido, ou mãe, ou aquele amigo íntimo.


Bem, já falei bastante por hoje. Que Deus nos ajude a não desistir de confiar, mas que Ele nos ajude a identificá-las. Na melhor das hipóteses, um psicólogo seja a melhor alternativa, uma vez que além de preparado pra te ouvir, ele tem o código de ética, de confidencialidade. Você paga para contar seus segredos, mas na certeza de que não vai sair dali contando pra todo mundo.

Um comentário:

  1. Difícil, mesmo, mas tudo tem seu tempo e Deus vai te abençoar muito. Não desista dele

    ResponderExcluir

Mudando de vida

Muitas coisas aconteceram de agosto pra cá. Como não tive qualquer retorno às solicitações de mudança de atividade e/ou local de trabalho, o...