quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

O lado bom de tudo, existe?

      Quando entramos em algum projeto na nossa vida, independente da área a que este projeto pertença, embora saibamos que haja a possibilidade de imprevistos, acidentes, incidentes, sempre somos pegos de surpresa; talvez por nos habituarmos com o fato de tudo estar fluindo como o planejado e, de repente acontece algo e nos vemos aflitos, desesperados.
       Tem o “tar” de Romanos 8:28 que diz que “tudo coopera para o bem”. Tudo. Isso quer dizer, então, que até o que é ruim é pra nosso bem? Se entendi bem, é o que Paulo quis dizer. Levando em conta a própria experiência de Paulo, ter sido alguém influente e importante e de repente desprezado e perseguido, dependendo da caridade dos irmãos em Cristo, foi preso, açoitado… e declarou que tudo foi para o seu benefício.
       Depois de tantas coisas boas na minha vida, quando imaginei que ao menos seguiria como estava, eu estava tranquila, até ter sido supreendida com uma atitude negativa por parte de alguém próximo a mim, o que me prejudicou sobremaneira em diversas áreas da minha vida. 
          Minha reação, além de chorar muito, foi de pensar em alternativas para me tirar de onde estou. Sentimento de raiva, mágoa, decepção estavam tão latentes em meu peito que, eu até poderia ter pensamentos de vingança, querer que a pessoa recebesse na mesma moeda, mas não. O que passei a querer foi sair de onde estou, simplesmente, além de que não posso deixar de considerar que tudo tem consequências, boas ou ruins, dependendo da decisão que eu tomar.
          E os pensamentos permeiam minha mente de tal forma que chegam a me fazer perder o foco de minhas metas e objetivos. E quando me encontro neste estado, preciso, mesmo em meio a pensamentos negativos, esperar a tempestade interna passar. Isso inclui um banho, uma noite de sono e situações que me proporcionem desligamento daquele problema levantado, seja um filme, um jogo, ir à igreja, conversar com amigos… estar com meu marido...
     E assim tem acontecido diariamente esta semana comigo. Situações que me deixam profundamente decepcionada, uma atrás da outra, me fazendo simplesmente me distanciar dessas pessoas, do lugar em que me encontro. Começo então a pensar em alternativas e a pesar se vale a pena seguir com as ideias que surgem para tentar resolver minha situação. Mas o tempo de espera, a noite de sono, o banho, me acalmam um pouco e tento seguir com coisas mais concretas, mais bem refletidas, pois tenho de pensar a longo prazo os efeitos que minhas decisões definirão.
             O que me sobra hoje é orar, confiar, entregar…
        Como disse Davi, "Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos; pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão. Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança”. Salmos 37:1-9
             Me apego a esses versos e procurando me entregar nas mãos de Deus.

2 comentários:

  1. Deus está cuidando de tudo. Apenas confie, que Ele irá encaminhar, cuidar da melhor forma.

    ResponderExcluir
  2. O que não pode deixar é de ter fé. Deus sempre cuida de nós e nos ama.

    ResponderExcluir

Mudando de vida

Muitas coisas aconteceram de agosto pra cá. Como não tive qualquer retorno às solicitações de mudança de atividade e/ou local de trabalho, o...